Blogosfera | Sabem O Que Me Apaixona Num Blogue?
Já disse aqui o que me aborrecia nos blogues. Hoje, falo do que mais me agrada quando visito a blogosfera.
Antes de mais, convém dizer que esta é apenas a minha opinião. Aquilo que vou dizer que gosto não tem que ser necessariamente o que vocês também gostam.
Equilíbrio:
Quem não gosta de entrar num blogue e ver um equilíbrio entre as cores, estrutura e imagens? Quem é que gosta de entrar num blogue e ver uma mistura psicadélica de cores, que até nos fere os olhos?
Eu não, certamente…
Escrita fluída, concisa e em bom português:
Vocês já leram aqui que se há coisa que me irrita são erros de português. Tudo bem que todos nós damos erros.
Eu também. Mas revejo o que escrevo.
Vejo se tem erros, se não está confuso, se transmite a ideia que quero, enfim, tento aprimorar ao máximo aquilo que escrevo.
Quem não gosta de apresentar um bom post, com um bom texto?
Genuinidade:
Algo que me faz apaixonar por um blogue é se o autor for genuíno. Com isto quero dizer ler textos pessoais, em que uma pessoa consegue perceber e quase sentir o que o autor sentiu ao escrever aquele texto.
Ler um texto e nos identificarmos com determinada situação, nos identificarmos com o autor.
Chega de textos iguais que são puro “copy paste” uns dos outros. Chega de textos iguais em que todos eles falam da última novidade de uma marca qualquer. Chega de publicidade gratuita e massiva nos blogues.
Existe ainda alguém que acredite que isso é ser blogger?
Interação:
Se há coisa que procuro “investir” é na interação com as pessoas que me leem. Acho que não há pior coisa que eu comentar um blogue e essa pessoa, ou eliminar o meu comentário ou nem se dignar a responder.
Todos nós temos a nossa vida e os nossos afazeres, mas custa assim tanto tirar cinco minutos para responder a um comentário?
Não digo para escrever um texto "em prosa" como resposta, mas ao menos demonstram que tiveram consideração por quem comentou um texto em que investiram.
Certo?
Mais importante, humildade:
Neste ponto tenho que me alongar um pouco mais...
Há por aí muitos bloggers e vloggers/youtubers que sofrem do “síndrome da vedeta”. Com isto quero dizer que existem pessoas que “não têm onde cair de mortas” e julgam que são um Cristiano Ronaldo ou uma Ellen DeGeneres.
Recentemente, estive presente num evento em que muitos bloggers se encontravam presentes e posso dizer-vos que vi alguns bloggers com esta postura.
Postura de “Eu sei que tu me lês, eu sei que me conheces e que sabes quem sou, mas achas que vou perder o meu tempo contigo?”. Isto é simplesmente triste. Triste, baixo e demonstra o carácter (ou falta dele) da pessoa em questão.
Uma pessoa está neste mundo para partilhar, para interagir, para conviver, para crescer enquanto bloggers e isso pressupõe apoio, companheirismo e cordialidade e não vedetismos. Nem inveja. Nem más-línguas. Nem superioridades.
Somos todos iguais. Podemos todos conviver. Podemos todos interagir.
Algo que me tem feito sorrir, desde que entrei neste mundo, é as amizades que criei que nunca pensei que fosse acontecer.
Conhecer pessoas com quem me identifico, pessoas que me inspiram, pessoas que dá gosto conversar e vontade de conhecer pessoalmente e trocar ideias. Isto deveria ser o mais importante para nós, bloggers, que escrevemos e não nos julgarmos melhores que a pessoa do lado ou nos julgarmos vedetas e que só falamos com este ou aquele.
Será isso ser blogger?
Será esse o espírito de digital influencer?
Será que é essa a imagem que querem adotar na blogosfera?
Concordo em tudo!
ResponderEliminar:)
EliminarConcordo plenamente. Já dei comigo a pensar que muitos bloggers cresceram a ler a revista Caras. Não tenho duvidas que há quem crie um blog para tentar alcançar o estrelato, e depois claro deslumbram-se.
ResponderEliminarE depois não conseguem manter o blogue nem conseguem crescer por causa dessa falta de humildade e pensamento de que tudo se consegue de não beijada...
EliminarA escrita é super importante, concordo a 100% com esse tópico!
ResponderEliminarNovo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/11/playlist-of-moment.html
Beijinhos ♥
De que outra forma nos podemos identificar com um blogue sem ser pela sua escrita? Por isso convém ser escrito com um bom português e sem erros. Afasta me logo
EliminarUm blog para mim morre quando o seu autor se torna egocentrico. As taras e manias não me alegram e a graxa pouco menos.
ResponderEliminarE aqueles que são cópias exactas uns dos outros? God!!!
EliminarAdorei o post. Tenho que ler o outro sobre o que mais odeias. Para pessoas que estão no inicio (que é o meu caso), este tipo de posts são fundamentais.
ResponderEliminarApenas a minha opinião :) apenas partilhei o que mais gosto num blogue! Beijinhos e obrigado pela visita
EliminarDe algo que estou muito farta é me copiarem não só os textos como também a minha "forma" de escrever e edição de imagens. Acho que já se torna ridículo mas enfim, fazer o quê..
ResponderEliminarAZUENTURE
Denunciar é uma boa opção e identificar quem te copia. Vais ver que aos poucos deixam de fazer isso ;) pior e mesmo os textos todos iguais sobre os mesmos produtos das mesmas marcas. E assustador e deveras saturante
ResponderEliminarAdorei e concordo plenamente! Parabéns! Também odeio ver erros ortográficos, fico tão irritada!
ResponderEliminarObrigado pelo comentário :)
EliminarSer bloguer é muito mais que escrever umas coisas! Se existe algo que me irrita é ler blogues mal escritos, não se pode escrever como se fala!
ResponderEliminarNem todos temos jeito para escrever, eu gostava muito da cantar mas não tenho voz para isso!
http://womanyzing.blogs.sapo.pt/
Inteiramente de acordo. Deviam ser um bocado mais conscientes do que escrevem e de que não podem escrever tal e qual como falam, tal como referes no comentário ;)
Eliminaradorei o post concordo com tudo. Nem sabia que existiam encontros entre bloggers
ResponderEliminarcomecei o meu blog a 3 semanas e ainda estou a apreender.
Obrigado :) e uma questão de andares atenta. Neste caso estou a falar de uma feira que existe todos os anos em Lisboa :)
EliminarMais um excelente post! Não mudaria uma virgula porque é disto tudo que eu gosto num blogue. Bom conteúdo, simplicidade, genuinidade. Sem cenas, como há bem pouco tempo escrevi. Tal como o teu blogue! Beijinho *
ResponderEliminarOohh obrigado pelas tuas palavras Rititi :')
EliminarRealmente há muitos blogues que não sabem o que e ser blogger e só querem saber de números e de produtos grátis. Enfim. Beijinho
Devemos ter em atenção todos os pontos que referiste.
ResponderEliminarPelo menos ter o mínimo de cuidado com o que escrevemos e como escrevemos.
EliminarOlá Ricardo! Gostei muito deste post. Como tudo, a blogosfera também tem o seu lado bom e mau, no entanto, sem dúvida que nos devemos focar no bom (relações que criamos, aprendizagens que fazemos). Ao que dou mais valor é à humildade. Se uma pessoa só está neste mundo para ser vedeta, então não pertence aqui. Há que interagir, conhecer, ajudar e partilhar - isso é a verdadeira blogosfera!
ResponderEliminarBeijinho, Ana Rita*
BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/
Confesso que também me incomoda o síndrome "BloggerDeta"... E isso na In Beauty notou-se bem. As pessoas que me desiludiram... Meu deus.
ResponderEliminarEm contra partida outras tantas surpreenderam e conheci muitas pessoas boas :)
Ainda bem que até exitem estes eventos destes para vermos um pouco quem é quem...
Relativamente ao que gosto num blog... É só olhar para o teu <3
Beijinho*
Oooh muito obrigado pelas tuas palavras Minnie. Sim, no passado mês até "doeu" ver algumas pessoas ao vivo. Ou nem ver sequer...
EliminarConcordo com tudo o que referiste!
ResponderEliminarA falta de humildade e genuinidade é algo que fere os meus olhos. Não suporto isso.
No entanto, gostei imenso o teu post. Irei explorar um pouco mais o blog ;)
XOXO,
Ciela Unlimited |cielaunlimitedblog.wordpress.com
Obrigado pelo comentário e pela tua visita :) espero que gostes de estar por cá
Eliminar