Pele | Será Que Fica Viciada Nos Cremes? Descobre!

“Não devemos utilizar o mesmo creme muito tempo seguido, pois vicia a pele!”
Será?
Quem nunca ouviu alguém dizer isto?
Quem nunca se questionou até que ponto esta ideia corresponde à realidade?
Poderá alguma coisa tão "consumida" pela população causar algum tipo de vício? Habituação?
Da mesma forma que já falei aqui no blogue sobre o mito do cabelo habituar-se ao champô, hoje falo-vos sobre a capacidade de um creme viciar (ou não) a pele de uma pessoa.
Tal como o cabelo e couro cabeludo, a pele do rosto e do corpo não fica viciada num determinado produto cosmético.

Sim, leram bem! Um creme não vicia a pele! Nem alguma vez irá viciar!
A nossa pele, durante o ano, e ao longo dos anos, apresenta necessidades diferentes. O que nos compete fazer? Simples: adaptar a nossa rotina da pele e os produtos que utilizamos a essas necessidades.
Querem um exemplo? Eu dou-vos um.
Quando tinha 20 anos, mais ou menos, eu tinha pele mista a seca, ou seja, utilizava produtos um pouco nutritivos, pois a minha pele tinha essa necessidade.
Passado algum tempo, devido a questões hormonais, a minha pele deixou de ser assim para se tornar oleosa. Conclusão: os produtos que utilizava anteriormente “pesavam-me” no rosto. Não sentia conforto. Provocava oclusão! E isso não era saudável. Já não eram apropriados.

Então, mas o que é que aconteceu aqui? O creme nutritivo viciou a minha pele?
Não! A minha pele, pura e simplesmente, começou a apresentar uma necessidade diferente. Mais hidratação, menos nutrição.
Levei a minha pele a uma clínica de destoxificação? Não! Mudei o produto que utilizava na minha rotina.
Por isso, sempre que leio ou ouço alguém dizer “ah e tal a minha pele está viciada no creme lindo e maravilhoso que uso há anos, então tive que mudar porque ela estava a ficar saturada” apetece-me rir. Imenso. Por um longo período de tempo.
Para além disso, só consigo imaginar um cenário. Imaginem comigo, por favor:
A pele de alguém ganha vida própria, destaca-se do corpo de uma pessoa, enquanto esta está a dormir, dirige-se a uma reunião dos “Cremólicos Anónimos” e diz:
“Olá, eu sou a Pele do X e sou viciada em cremes!”
Restantes: “Olá Pele do X!”
E depois imagino as peles a ganharem medalhas de “1 Segundo sem cremes”, “1 Minuto sem cremes” ou “1 Dia sem cremes”.
Uuuuuuhhhhhh
Epah, será que alguém não consegue perceber que esta teoria é simplesmente parva?
E já agora, não me venham com histórias de “ah e tal, já começo a ficar um pouco saturado dessa tua mania de te julgares mais esperto que as outras pessoas e que só tu é que sabes estas coisas!”.

Meus caros: eu sei, eu percebo, eu estudo, eu informo-me, logo falo com conhecimento de causa e com confiança.
Simples!
Se ao menos toda a gente fosse assim, a “pseudo-inteligência” de muita gente desaparecia e a “chico-espertice” também.
Resumindo: os cremes não viciam a pele. A pele não precisa de ir para uma clínica de reabilitação! Nada disso. A pele vai apresentando necessidades diferentes e, de acordo com as que a mesma apresenta, temos que adaptar os nossos cuidados de beleza e a nossa rotina a essas novas necessidades.
E não "gritar aos sete ventos" que a pele está viciada e, por isso, os cremes já não funcionam.
Adorei e vou partilhar pois acho que muita gente precisa ler isto!
ResponderEliminarObrigado pelas palavras e pela partilha! :)
EliminarGostei imenso! Atualmente noto que o que é preciso é mesmo uma pessoa adaptar-se à pele. Por exemplo, eu tenho tendência a ter pele mista, mas ela no inverno consegue ter zonas muito secas, algo que não acontece no verão. Tenho apenas de me adaptar e escolher os produtos certos! Um post muito bom e que muita gente devia ler :)
ResponderEliminarBeijinho, Ana Rita*
BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/ - VÊ COMO GANHAR 50€ EM CARTÃO NA ZARA PORTUGAL!
Obrigado Ana Rita. Espero realmente que muita gente leia este post e que aprenda uma coisa. No inverno, é natural a pele ficar mais seca, quer seja pelas baixas temperaturas, quer pelos banhos mais quentes. Una pessoa tem que adaptar a sua rotina as necessidades que a pele apresenta! Obrigado pela visita! Beijinhos
EliminarPercebo bem o facto das questões hormonais porque estou exactamente na mesma situação, apesar de mesmo ao mudar os produtos, sinto que fica ainda pior ahah
ResponderEliminarAZUENTURE
Isso primeiro que se acerte ainda demora algum tempo ;)
Eliminar