Articulações | Como Prevenir O Seu Desgaste? Que Vantagens?
Certamente, já ouviram alguém se queixar de dores nos joelhos e algum desgaste nas articulações.
Já alguma vez se questionaram qual poderá ser a razão?
Para aqueles que pensam que este "problema" apenas acontece em pessoas já com alguma idade, digamos, avançada, desenganem-se! Ocorre em qualquer idade!
Numa articulação do joelho jovem e saudável, a cartilagem está intacta e serve de "almofada" de protecção" que absorve o choque e reduz a fricção.
A melhor forma de manter a cartilagem impecável é estimular a articulação, ou seja, levantar o rabo do sofá e praticar exercício físico!
Já chega de sedentarismo, ok?
Porquê? Quanto melhor funcionarem as nossas articulações, melhor nos iremos sentir fisicamente. Vejamos, então, como o exercício físico e o (excesso) de peso influenciam a saúde das nossas articulações.
Exercício físico
Uma vez que a cartilagem não tem vasos sanguíneos, os nutrientes entram por difusão. As articulações comprimem e a cartilagem é pressionada.
Da mesma forma que a água pode entrar e sair de uma esponja quando se aperta, a troca de nutrientes e resíduos de produtos ocorre quando a cartilagem é comprimida.
O exercício físico é essencial para manter as articulações saudáveis e conferir uma boa qualidade de vida.
Afinal, é o que nós todos queremos, certo?
Peso
Ter excesso de peso (acreditem, eu já tive, e sei bem do que falo!) pode, realmente, ser um fardo para as articulações, sobretudo as do joelho, tornozelos e ancas, que suportam o peso do nosso corpo.
Além disso, o excesso de peso pode alterar a carga sobre determinadas articulações numa direcção desfavorável.
Ricardo, estou farto de ler teoria. Diz-me lá, como é que eu posso impedir (ou retardar) essas dores e desgaste?
Primeiro: praticar exercício físico.
Segundo: se tiverem excesso de peso, percam-no. Vão agradecer a vocês mesmos depois por terem tomado essa decisão.
Terceiro: em qualquer uma destas situações, poderão optar por suplementação alimentar.
Qual, mais propriamente?
Uma com Glucosamina e Condroitina. Se tiver vitamina C na composição, tanto melhor.
Quem deve tomar?
Apenas adultos que fazem desporto de acção rápida, musculação nos ginásios, quem levanta pesos e movimentos repetitivos e máquinas.
E não só! Com o avançar da idade, é natural sentirmos as nossas articulações mais desgastadas, pelo que é vantajoso efectuar um suplemento deste género, não havendo qualquer interacção com a medicação habitual que uma pessoa possa estar a fazer.
Devemos, apenas, ter em atenção, se somos alérgicos ao marisco, pois a glocosamina é proveniente do marisco, pelo que poderá levar a uma reacção alérgica.
Que é algo a evitar, boa?
Mas recomendas mesmo?
Sim. E não digo isto apenas por dizer. Eu próprio tomo um suplemento com glucosamina e condroitina na sua composição.
E mais: o próprio Instituto Português de Reumatologia afirma que a Glucosamina e a Condroitina (na sua forma de sulfato, pois apresenta melhores resultados e uma maior absorção) "estimulam a produção de componentes da cartilagem e têm efeito no alívio da dor e da função e, possivelmente, um efeito benéfico sobre a lesão estrutural. Devem ser tomados por períodos longos de tempo, pois o seu efeito não é imediato".
Mais ainda, não nos podemos esquecer da vitamina C, que contribui para a formação de colagénio e para o funcionamento normal das cartilagens e dos ossos.
Posto isto:
- Se vocês praticam desporto de forma intensa;
- Se vão várias vezes ao ginásio e praticam exercícios de impacto;
- Se conhecem alguém da vossa família, vizinhos, familiares de vizinhos que sofram de dores nos joelhos e desgaste nas articulações...
...lembrem-se deste texto e do que vos disse aqui. Recomendem a toma deste tipo de produtos ou aconselhem-nos a informarem-se com um profissional de saúde devidamente qualificado.
E não irem a ervanárias e afins, ok?
Vão ver que se vão sentir melhor convosco, não vão sentir tantas dores e vão ganhar qualidade de vida.
Por acaso já pensei em ir ao médico por causa disto. Como faço muitas vertentes de agachamento com peso volta e meia já vem o incómodo no joelho. Acho que vou experimentar um suplemento :)
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um giftcard de 35€ na Sephora!
Podes sempre falar com o médico ou procurar outro profissional. Lê mais sobre o assunto. No teu caso iria ser de grande ajuda. Mesmo que não fosse o "tratamento de choque", pelo menos o "mais leve". São só vantagens ;) beijinhos
EliminarHá uns anos, fiz uma distensão de ligamentos no joelho direito, por isso, sobretudo quando o tempo está mais frio, sinto alguma dor. Curiosamente, durante o tempo em que fiz zumba andou mais controlado
ResponderEliminarJá fiquei a saber uma data de coisas novas com a tua publicação :)
Fico contente por este texto ter tido a sua mensagem transmitida :)
EliminarSem dúvida um post de serviço público!
ResponderEliminarGosto imenso destes teus posts em que passas tanta informação útil! É bom existirem blogs assim.
Beijinho*
Obrigado Rita ;) beijinhos
Eliminar