Cabelo | Consegues Descobrir Os Mitos? Lê Mais!
Na última publicação, falei-vos de alguns mitos sobre o cabelo. Hoje apresento-vos mais alguns.
Vamos lá?
Rapar o cabelo faz com que ele cresça mais grosso.
MITO. Rapar o cabelo com lâmina, máquina a pente zero ou de outra forma não tem qualquer influência no diâmetro com que o cabelo cresce. A nossa sociedade criou esse mito. Para além disso, não existe qualquer evidência científica nesse sentido.
As únicas coisas que contribuem para um cabelo crescer com mais qualidade é uma boa alimentação e nutricionalmente equilibrada e bons cuidados cosméticos.
Cortar as pontas espigadas faz o cabelo crescer mais rápido.
MITO. Mais um mito sobre o cabelo que a sociedade criou (e muitos cabeleireiros também, infelizmente). Muito resumidamente, a haste capilar (parte visível do cabelo) é constituída pela cutícula (parte mais superficial da haste capilar), córtex e medula (parte mais interna).
Uma ponta espigada é quando a cutícula é rompida devido a manipulações físicas e químicas descuidadas e forma uma ponta dupla, tripla ou mais.
Para evitar que esse rasgão cresça "pelo cabelo acima", o recomendado é cortar as pontas espigadas e utilizar um bom cuidado de pós-lavagem no comprimento e pontas do nosso cabelo. Assim evitamos que as pontas espigadas voltem.
Tal com a nossa pele do rosto e corpo, o cabelo também precisa de protecção solar.
REALIDADE. Já aqui escrevi uma publicação sobre este tema há algum tempo. O nosso cabelo precisa de protecção solar. Existem protectores solares para o cabelo, cujos filtros são físicos. Não possuem factor de protecção solar por uma razão muito simples: como é algo morto, não tem capacidade de sofrer eritema (queimadura) solar.
Mas tal não dispensa termos cuidado com o nosso cabelo aquando a exposição solar. Quem é que quer um cabelo seco, ressequido e feito palha?
Um champô é escolhido de acordo com a natureza do nosso couro cabeludo.
REALIDADE. O champô é escolhido de acordo com a necessidade do nosso couro cabeludo e o condicionador e máscara de acordo com o estado da nossa haste capilar. Nada de colocar condicionador e máscara na raiz do cabelo porque irá irritar o vosso couro cabeludo.
Para aquelas pessoas que usam o champô no couro cabeludo e depois colocam champô no comprimento e pontas, posso dizer-vos que estão a deitar literalmente dinheiro ao lixo. Não há qualquer necessidade disso. Basta colocarem lavar o couro cabeludo e, quando retirarem o champô, o mesmo vai escorrer pela vossa haste capilar e lava-la igualmente.
Quem é amigo, quem é?
E pronto, estes foram os mitos que esclareci no último directo que fiz no meu Instagram. Para aqueles que não me seguem, podem fazê-lo a partir de agora (se quiserem) e poderão acompanhar estes e mais esclarecimentos.
Eu acreditava no primeiro, por acaso.
ResponderEliminarBeijinhos
Blog: Life of Cherry
Algumas pessoas ainda acreditam ;) Mas é apenas uma percepção ;)
Eliminargostei muito deste post. sempre ouvi dizer, ainda que erradamente que cortar as pontas espigadas fazia com que o cabelo crescesse mais forte e mais rápido...
ResponderEliminarhttp://arrblogs.blogspot.com/
Muitas pessoas acreditam nesse mito, mas apenas ficas com a percepção que o cabelo está a crescer mais rápido porque o cabelo está com melhor qualidade ;) Não há qualquer evidência
EliminarTenho ideia que o das pontas espigadas foi o que mais ouvi ao longo da minha vida!
ResponderEliminarMais uma excelente publicação :)
Obrigado Andreia. Por isso mesmo é que lancei o mito no directo e quis escrever sobre o assunto! ;)
Eliminar