Como Contrariar Efeitos Da Acne? Sabe Mais!
Na semana passada, falei-vos de como cuidar da vossa pele acneica.
Hoje venho falar de como cuidar da vossa pele em casos mais graves de acne que tenham que recorrer à medicação e tratamento por via oral.
Vamos lá?
Quem nunca viu um adolescente com lesões acneicas grandes e inflamadas? Quem nunca travou conhecimento com alguém que, estando numa situação grave (com o devido acompanhamento por parte de um médico dermatologista) se encontra a fazer medicação para controlar a formação de sebo em excesso e, assim, conseguir controlar a acne e tentar erradica-la?
O objetivo deste meu texto não é dizer-vos para começarem a tomar medicação sujeita a receita médica - pois seria extremamente irresponsável da minha parte - mas sim, para aqueles que a estão a fazer, e não vos tenha sido dado o devido aconselhamento, ver aqui algumas dicas de cuidados cosméticos (e não só) complementares para contrariar os efeitos secundários da referida medicação.
Aquilo que muitas pessoas não sabem é que este tipo de medicação vai bloquear a formação de sebo, atuando nas glândulas sebáceas. Este bloqueio irá fazer com que a pele não produza tanto oleosidade - claro está - fazendo com que a pele fique mais "seca". Literalmente, fica seca e desnutrida, ficando mais propensa a desidratação.
Limpeza e Hidratação
Assim, como um dos primeiros cuidados que devem utilizar (muitas vezes prescrito pelo médico dermatologista) é um produto "compensador", ou seja, um produto que vos mantenha a pele hidratada, sem perder nutrição, e ainda manter a barreira cutânea íntegra. Este cuidado deverá ser utilizado de manha e à noite, depois de uma limpeza adaptada a peles sujeitas a tratamento que, também estes, têm de ser mais hidratantes e não tão adstringentes.
(da esquerda para a direita) Uriage Hyséac Creme Lavante, La Roche Posay Effaclar H Creme Lavante, La Roche Posay Effaclar H Creme Compensador, Uriage Hyséac Hydra, Bioderma Sébium Hydra
E as mucosas oral e ocular?
Para além do ponto anterior, e uma vez que as mucosas (oral e ocular, por exemplo) irão estar mais secas, é importante cuidar dos lábios e ainda - algo que muita gente se esquece - dos olhos.
Os lábios, devido à razão anteriormente apresentada, irão estar mais secos. Se o tratamento for feito durante o Inverno, ainda pior. O ideal será mesmo utilizar um bálsamo labial bem nutritivo e regenerador, a fim de repor o teor de lípidos e água que os mesmos vão perder como efeito do tratamento oral para a acne.
(da esquerda para a direita) Bioderma Atoderm Lábios, Uriage Bariederm Cica Bálsamo Labial, La Roche Posay Cicaplast Lábios
Os olhos também irão ressentir com o tratamento e irão ficar mais secos. Hoje em dia, em plena pandemia, os olhos já tendem a ficar mais secos como resultado do uso contínuo da máscara. Assim, utilizar um colírio hidratante e calmante poderá ser uma excelente opção.
Aquilo que é preciso ter em conta é procurar um produto que tenha uma grande estabilidade depois de aberto, procurar se é compatível com portadores de lentes de contacto (caso as usem. Eu, por exemplo, preciso de ter esse cuidado) e que seja um produto que vos dê conforto e que possam utilizar uma gota em cada olho sempre que sentirem essa necessidade.
Protetor solar: o vosso melhor amigo!
Outro ponto importante é a utilização de um protetor solar. Se, em peles saudáveis e sem acne, este já é um excelente produto para prevenir danos na nossa pele, para quem faz tratamento oral para a acne, e tendo em conta os efeitos desta na pele e diminuir o limiar de tolerância da mesma à radiação solar, o protetor solar é obrigatório nestes casos.
De preferência de textura mais fluída, com rápida absorção e que não deixe aquele toque untuoso na pele, pois é "meio caminho andado" para o consumidor não gostar da experiência.
(da esquerda para a direita) La Roche Posay Anthelios Fluído SPF50+, Youth Lab Daily Sunscreen Cream SPF50+, Uriage Hyséac SPF50+, Bioderma Photoderm MAX Aquafluide SPF50+
E, sumariamente, são estes os cuidados que uma pessoa com acne mais grave e a fazer tratamento oral para a mesma deve ter. Conforme disse, grande parte destas recomendações já vêm por parte dos médicos dermatologistas, mas nunca é demais relembrar. De acordo com a minha prática farmacêutica, algumas pessoas precisam de ser relembradas dos cuidados que devem ter, assim como a sua importância.
Sem comentários: