A Importância De Desmaquilhar Os Olhos!
Maquilhagem embeleza o nosso rosto, mas a sua remoção também tem a sua importância.
Se há algo que tenho reparado ao longo dos últimos meses na minha prática farmacêutica - e nas consultorias que faço - é que as pessoas têm algumas questões sobre como desmaquilhar os olhos e em que passo o devem fazer. Mais ainda, que produtos é que existem e qual a necessidade de utilizarem um desmaquilhante bifásico quando utilizam maquilhagem à prova de água.
O texto de hoje é precisamente para vos mostrar a importância de desmaquilharem corretamente os olhos e ainda dar-vos algumas "luzes" do que são desmaquilhantes bifásicos e alguns exemplos de produtos.
Vamos lá?
Criados para remover a maquilhagem à prova de água - tal como falei - os desmaquilhantes bifásicos vieram simplificar a vida das pessoas adeptas de máscara de pestanas e eyeliner. Se, por um lado, se vê imensas pestanas longas e definidas por máscaras de pestanas de qualidade, por outro, removê-las também já é uma questão incontornável ou não fosse o primeiro conselho para uma pele saudável remover totalmente a maquilhagem antes de ir dormir.
NOTA 1: algo que já digo bastantes vezes aqui e no instagram, certo? Há que limpar a pele à noite. Há que remover toda a maquilhagem à noite (e antes de treinarem também).
A questão é que tanto o eyeliner como as máscaras de pestanas podem tornar-se bem resistentes para serem removidas com um desmaquilhante "normal". Para evitar que os nossos olhos fiquem irritados, e de forma a que este tipo de maquilhagem seja eficazmente removido, foram criados os desmaquilhantes bifásicos.
NOTA 2: na realidade, já foram há algum tempo, mas eu nunca falei deles aqui, porque nunca vi essa necessidade.
Como é constituído?
Por duas fases (como o nome indica): uma fase aquosa e uma oleosa. Porque é que tem de existir uma fase oleosa e uma aquosa e não somente a oleosa? Porque os óleos não evaporam. Certo? Certo!
Se se desmaquilharem com um óleo, o contorno de olhos fica oleoso, o que não é nada confortável. Assim, as duas fases otimizam a limpeza, pois existem impurezas que são hidrossolúveis (solúveis em água) e, por isso, são mais facilmente removidas pela fase aquosa, e outras, pelas suas características, são mais facilmente removidas pela oleosa. Para além disto, se só existir fase oleosa, esta pode irritar os olhos, deixando-os congestionados e inflamados.
Quais as vantagens?
São produtos bem tolerados, mesmo pelos olhos mais sensíveis, nem que seja porque evitam que se esfreguem os olhos com força na tentativa de remover "à força" a maquilhagem mais resistente. Por isso, é de suma importância agitar bem o frasco antes de cada utilização, para que as fases se misturem bem.
Como desmaquilhar os olhos?
Agora vou dar-vos algumas dicas de como utilizar este produto, de forma a conservarem as vossas pestanas intactas. Sim, porque também existe uma técnica associada à utilização deste produto e que eu aconselho a todas as pessoas. Este deve ser o primeiro passo do processo de desmaquilhagem.
1. Remover pestanas postiças e cenas que tais - que é como quem diz, brilhantes e acessórios;
2. Embeber muito bem dois discos de algodão ou compressas tecido-não-tecido com o desmaquilhante bifásico;
3. Encostar os discos encharcados em produto (um em cada olho, né?) e pressionar levemente com os dedos durante alguns segundos;
4. Efetuar movimentos DE CIMA PARA BAIXO, no sentido do crescimento das pestanas, até remoção total da maquilhagem;
NOTA 3: nunca fazer para os lados nem de baixo para cima porque estamos a contrariar o sentido do crescimento do pelo. Resultado? As pestanas ficam mais propensas à queda e ninguém quer isso, certo?
5. Remover a restante maquilhagem (rosto) com um produto de limpeza apropriado - quer utilizem dupla limpeza ou não.
Agora, vou deixar-vos algumas sugestões de produtos que poderão utilizar para desmaquilhar os olhos. Duas sugestões são desmaquilhantes "gerais", mas que removem eficazmente a maquilhagem à prova de água também.
(da esquerda para a direita) ISDIN Micellar Solution 4 em 1, Vichy Desmaquilhante de Olhos à Prova de Água, La Roche Posay Respectissime Desmaquilhante de Olhos Waterproof, Eucerin DermatoCLEAN Desmaquilhante de Olhos, Uriage Desmaquilhante Waterproof de Olhos, Avène Desmaquilhante de Olhos Intenso Waterproof, Youth Lab Micellar Water
E aqui ficaram algumas dicas e uma breve explicação da importância de uma correta utilização deste tipo de produtos assim como da remoção da maquilhagem. Espero que o texto vos seja útil e que o consultem sempre que tiverem dúvidas.
Eu não costumo usar maquilhagem com muita frequência, mas de facto rímel é sempre uma luta para remover. Obrigada pelas dicas!
ResponderEliminarOs bifásicos são uma excelente opção ;)
Eliminar