Suplementos Alimentares Que Complementam Cosméticos
Não é novidade para vocês que existem suplementos alimentares que podem complementar os cosméticos que utilizamos, certo?
Hoje venho dar-vos alguns exemplos de alguns "ingredientes" que podemos encontrar nos suplementos alimentares, fazendo com que, desta forma, os mesmos atuem em sinergia com os cosméticos e consigamos aproveitar o maior potencial dos mesmos. Eis alguns exemplo:
ZINCO: parece haver uma relação entre a toma de zinco e uma maior seborregulação. Isto pode ser interessante em casos de peles oleosas e acneicas. Para quem faz medicação oral para a acne (casos mais graves), a meu ver, não me parece que haja algum benefício extra em suplementar com zinco, pois a medicação já irá "bloquear" as glândulas sebáceas de produzir sebo, pelo que o zinco aqui não irá ter grande vantagem (apenas para reforço do sistema imunitário).
COENZIMA Q10: para além dos estudos que referem um efeito benéfico para o bom funcionamento do coração - e um bom aliado para contrariar a fadiga muscular provocada pela toma de alguns medicamentos para níveis elevados de colesterol "mau" - na pele, sendo um "ingrediente" que "dá energia" às células, só tem vantagens. Costumo dizer que podemos encarar a Coenzima Q10 como a Ana Malhoa que vai "turbinar" as células cutâneas, fazendo com que estas "funcionem melhor" e, assim, os processo de renovação celular sejam otimizados. Peço desculpa pela comparação, mas acho que, assim, vocês entenderam. #RindoAté2050
ÓMEGA 3: existem alguns médicos dermatologistas a aconselharem suplementos com ómega 3, com o propósito de nutrir a pele e ainda melhorar a qualidade da mesma, principalmente nas peles "mais maduras", dado que há um decréscimo da nutrição. Confesso que não tenho nenhum feedback de utentes que tenham feito suplementação com ómega 3 para este efeito. Conheço casos de suplementação com ómega 3 e a existência de melhoria do perfil lipídico. Dependendo do tipo de "ómega", este também é benéfico em casos de hiperatividade e défice de atenção em crianças (mas isso são outros temas que não dizem respeito a pele).
VITAMINA C: sabemos que a vitamina C parece ter um efeito auxiliador na produção de colagénio no nosso organismo, pelo que, ao ingerirmos vitamina C, estamos a ajudar neste processo e a "fortalecer o mesmo". Claro que, com uma dieta nutricionalmente equilibrada, conseguimos ir buscar um grande teor de vitamina C. No entanto, com um suplemento (mesmo em baixa dosagem) conseguimos colmatar a quantidade que não conseguimos obter através da dieta.
COLAGÈNIO: este aqui é controverso. Primeiro, terá que ser hidrolisado para haver uma melhor absorção do mesmo. Depois, podemos pensar nisto como "o colagénio é uma proteína estrutural da nossa pele", pelo que estamos, de certa forma a dar "combustível" para que se forme mais no nosso organismo". Há quem defenda que não há necessidade e que é um desperdício de dinheiro, mas tenho que vos ser sincero (e vocês sabem que quando eu falo de determinado produto, é porque o utilizei ou porque acompanho casos com o mesmo): eu faço diariamente e sinto a pele, acima de tudo, hidratada e não tão flácida e, em termos de articulações, o meu menisco não crepita (sim, a subir escadas, parecia que estava a pisar cereais de pequeno-almoço). Para além disto tudo, o meu cabelo e as minhas unhas crescem a um ritmo alucinante. Se é só deste suplemento ou de um conjunto de fatores? Não sei, mas sinto melhorias, de forma geral.
Estes são apenas alguns exemplos de "ativos" que podemos encontrar nos suplementos alimentares e que podem complementar os produtos cosméticos que utilizamos para que consigamos melhorar o estado da pele e cuidar melhor dela. Existem muitos mais, nomeadamente, ácido hialurónico, quercetina, curcuma (estes dois últimos têm sido bastante estudados), o NADH (também recente e estudado nos últimos tempos), entre muitos outros.
Nunca utilizei suplementos alimentares, mas já aprendi mais umas quantas coisas hoje. Obrigada pela partilha :)
ResponderEliminarNunca fizeste aqueles suplementos alimentares para a queda de cabelo?
Eliminar