Magnésio | Como Utilizar? Que Benefícios? Que Desvantagens?
Toda a gente já ouviu falar do magnésio.
Quem não conhece (ou já tomou) magnésio para cãibras? Para evitar aqueles espasmos nos músculos?
Eu já. Aliás, eu tomo magnésio para evitar isso mesmo.
Mas sabem qual a função do magnésio no nosso organismo e quais os seus benefícios?
O magnésio é um dos principais nutrientes que ajuda ao correto funcionamento do organismo e que ajuda a evitar um sem-número de doenças de diversos foros.
Nas férias, a nossa alimentação nem sempre é saudável e não ingerimos todos os nutrientes necessários. Falta-se ao ginásio ou falha a regra de ir andar/correr com aquela regularidade habitual.
É "normal", são férias, certo?
Por isso, no regresso ao trabalho, às aulas, ginásio, à rotina, é habitual termos cãibras a dormir, aumento de stresse, cansaço e, nestes casos, o magnésio pode ajudar.
Quais as vantagens?
Saúde óssea:
O magnésio é muito importante para a saúde óssea, principalmente para as crianças e adolescentes, uma vez que ajuda na manutenção de uma correta densidade óssea, o que é extremamente relevante para evitar diversos tipos de lesão.
Perda de peso:
A absorção de nutrientes, nomeadamente do magnésio, ajuda a fornecer ao organismo a sensação de saciedade, fazendo com que não sinta necessidade de comer grandes quantidades de comida às refeições.
Ganho de massa muscular:
O magnésio é importante para a síntese de ATP, a molécula utilizada pelo corpo como fonte de energia. Assim sendo, quem consome alimentos ricos neste nutriente ou toma suplementações que tenham magnésio como nutriente base, tem mais energia e vontade de se exercitar diariamente.
Onde o podemos encontrar?
Em vários alimentos, como os legumes de folha verde, amêndoas, nozes, sementes, fruta, entre outros.
Em casos de reposição rápida de magnésio, o que podem fazer?
Simples – suplementação alimentar.
Como escolher um bom suplemento com magnésio?
Escolher, preferencialmente, um suplemento que contenha apenas magnésio e não outras vitaminas ou minerais, que podem por em causa a sua absorção pelo organismo.
Há disponível suplementos com uma mistura de três formas de magnésio, cuja combinação faz com que seja mais solúvel e de fácil absorção.
Tal como já disse aqui neste post, eu tomo um suplemento de magnésio para evitar cãibras e diminuir a fadiga muscular, bem como cansaço e evitar algum stresse.
Não existe inconveniente em tomar este suplemento, de forma controlada, tendo sempre em atenção o tipo de magnésio que o mesmo tem e em que quantidade.
A dose diária recomendada é 375mg. Claro que conseguimos obter este componente através da nossa alimentação, mas nunca nas quantidades desejadas. Devemos ter cuidado para não excedermos a quantidade máxima, para que não haja problema a nível renal nem hepático.
Por aí? Há alguém que toma suplementos com magnésio na sua composição?
Eu já sofri bastante de caibras, principalmente quando fazia natação. Depois comecei a fazer ginásio e passou :)
ResponderEliminarMesmo relativamente a recuperação pós treino o magnésio apresenta as suas vantagens! ;)
EliminarExcelente post mesmo! Não fazia ideia de alguns dos beneficios :)
ResponderEliminarVolta & Meia
Facebook
Obrigado 🙏 beijinho
EliminarNa gravidez ainda falei com o médico para reforçar magnésio, por causa das cãibras... felizmente não precisei!
ResponderEliminarApesar de não ter referido sim, também é comum grávidas fazerem um suplemento de magnésio! :)
EliminarEu tomo várias vezes ao ano, não só por causa das cãibras, mas também porque me ajuda imenso a controlar o stress e o cansaço e sinto que durmo muito melhor quando tomo o suplemento (; óptimo post, gostei!
ResponderEliminarEu tomo mais para a fadiga muscular e para evitar cãibras precisamente ;) obrigado pelas palavras Sofia! Beijinhos
Eliminar