Sabe Como Evitar 4 Problemas No Barbear!

Depois dos cuidados a ter com a vossa barba, é altura das dicas de como evitar problemas durante o barbear!

Sabe Como Evitar 4 Problemas No Barbear!

Um homem passa, em média, 150 dias da sua vida, ou seja, 10 minutos por dia, a desfazer a sua barba.

NOTA: Sim: diz-se "desfazer", pois a barba é "feita" diariamente (ou seja, ao crescer, está a ser feita).

No entanto, se não for perfeitamente controlado, este gesto, que perturba o equilíbrio da pele, pode também traumatiza-la. Gestos inadaptados podem levar a uma das seguintes complicações.

Pêlos Encravados

Quando os pêlos são muito finos, cortados no sentido contrário do mesmo ou têm tendência a enrolar, não chegam a sair da pele. Como resultado desenvolvem-se por baixo, provocando borbulhas.

Idealmente, devemos barbear-nos de manhã, respeitando o sentido do pêlo. De seguida, deve ser aplicado um creme hidratante à base de alfa-hidroxiácidos (AHA). Estes, reconhecidos como promotores do processo de esfoliação natural da pele, eliminam as pequenas células mortas acumuladas na superfície da pele, facilitando a saída do pêlo.

Rubores

O barbear agride a pele. É um facto bem conhecido. As mousses/geles de barbear, os after-shaves com álcool ou com mentol, bem como cuidados pós-barbear pouco hidratantes, apenas agravam a situação. O meu conselho? Usar produtos com fórmulas sem álcool ou indicadas para peles sensíveis.

Pessoalmente, prefiro utilizar um cuidado pós-barbear em bálsamo. É mais fácil de aplicar e a pele fica mais hidratada e mais suave ao toque. Mais ainda, existem alguns produtos para o pós-barbear que têm uma acção retardadora do crescimento do pêlo, fazendo com que, a médio e longo prazo, se possa espaçar o acto de barbear.

Repuxar Da Pele

Ainda durante o barbear, a pele fica mais empobrecida em lípidos, sendo que a película hidrolipídica da superfície da pele está na origem do seu conforto. Sempre que se barbearem, usem alguns cuidados: um óleo pré-barbear (por exemplo), uma mousse/gel de barbear (de acordo com a vossa preferência) e um bálsamo pós-barbear. Este último, por norma, é enriquecido com agentes hidratantes que irão eliminar esse desconforto.

NOTA: em teoria, uma mousse de barbear é mais indicada para peles sensíveis e um gel para peles oleosas. No entanto, fica ao vosso critério a textura. Utilizem de acordo com o que gostam mais. Eu tenho pele oleosa, mas prefiro utilizar uma mousse de barbear.

Cortes

Este é um problema que ainda alguns homens têm - não trocam regularmente as lâminas de barbear. Actualmente, existem lâminas que têm uma película protectora incorporada na lâmina que vai desaparecendo à medida que a usamos. Dica? Quando deixarem de ver essa película (ou um bocadinho antes, idealmente), é hora de trocar de lâmina.

Habituem-se a trocar as lâminas pois, quando estão velhas, deixam de cortar o pêlo e arrastam-no. Resultado? Pele agredida, rubor e irritação cutânea. E ninguém quer isso, certo?

Como contrariar estas situações?

Idealmente, o barbear deve ser feito de manhã após o duche e em jejum. Porquê? De manhã, após o duche, o calor da água aumenta o diâmetro dos poros. Em jejum, pois o acto de mastigar desencadeia um afluxo de sangue ao nível da epiderme, criando um risco de cortes mais significativo.

Após o barbear, passem o rosto por água fria. Se a água quente aumentou o diâmetro dos poros; a água fria, por oposição, irá diminuir um pouco, fazendo com que haja diminuição da entrada de alergenos que podem irritar a vossa pele.

No pós-barbear imediato, e antes de utilizarem o vosso cuidado pós-barbear habitual, apostem em pulverizar a zona barbeada com água termal ou com uma bruma hidratante. Estas irão suavizar e acalmar a pele da agressão que acabaram de sofrer. Acreditem, a vossa pele vai gostar e vocês vão ter um acto de barbear bem mais agradável.

Quem aí já tem estes cuidados? Como os evitam estes problemas?

6 comentários:

  1. Não sou a interessada, obviamente xD, mas vou partilhar com os homens da minha vida :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este texto é mais específico para o público masculino, mas sente-te à vontade para partilhar com os homens que conheces ;)

      Eliminar
  2. Agora é que me vou começar a barbear como deve ser :p ahahah
    Brincadeira à parte, foi mais uma bela publicação! E, acredito, bastante pertinente para os homens que por cá passem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback e pelo comentário. Existem algumas coisas que os homens fazem erradamente e reparo nisso na minha prática diária. Se este texto puder ajudar, tanto melhor :)

      Eliminar
  3. Super interessante. Aposto que muitas dicas o homens nem sabem!! Vou partilhar com os meus ��

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.